ICB e Sesi e ação social na Etapa da Formula Truck…

Por: Editoria ICB

O Instituto Conhecer Brasil – ICB em parceria com o Conselho Nacional do Sesi, preparam uma ação social para a próxima etapa da Formula Truck, onde serão selecionadas um grupo de 100 crianças e adolescentes de baixa renda, para uma ação exclusiva de responsabilidade social através de um programa que uni informação, entretenimento e laser. O programa chamado de Truck Kids acontecerá na etapa Cascavel, em três dias, de 02/06 a 04/06, em tendas/stands montados no autódromo, com oficinas práticas e teóricas sobre a história do automobilismo; a contribuição da Formula Truck para o desenvolvimento da mecânica junto ás montadoras; a fabricação de motores; como se prepara um caminhão para a Formula Truck; e como acontece o evento, desde a preparação, as regras e até, o espetáculo.

As aulas práticas acontecerão durante os treinos, os participantes serão divididos nos boxes das equipes, acompanharão na prática o funcionamento de motores dos caminhões de corrida, os preparativos e ajustes e por fim assistirão aos treinos, momento mais esperado pelos jovens/adolescentes que irão para a pista “pilotar”, um truck kids, que são na verdade mini protótipos dos caminhões de corrida, com a diferença que possui somente um reversor (equivalente ao câmbio) que faz a função de frente e ré, acompanhados com um instrutor ou piloto da categoria ao seu lado para auxiliar na condução do veículo, especialmente equipado com cinto e demais itens de segurança. Elas vestem o macacão e acelera o caminhãozinho e por fim levam um Kit Kids, composto por Boné e camiseta e poderão também pedir autógrafos e fazer fotos com pilotos renomados que estarão presentes no local.

Os alunos ainda receberão também café da manhã, almoço, lanche da tarde, material didático e certificado; o programa de capacitação consiste em 08(oito) horas diárias e compreendem também atividades recreativas e culturais da região.
Através desse conceito social, os parceiros buscam oferecer a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades que podem servir de transformação para o seu futuro e até mesmo a sua inserção no mercado de trabalho. “Buscamos promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes para as questões de responsabilidades pessoais e sociais, além de desperta-las para o mercado de trabalho futuro que está cada vez mais moderno, tecnológico e competitivo e nada melhor que utilizar o brilho desse grande show da engenharia mecânica, para isso”. Explica Wellington Melo, Diretor de Projetos do ICB.
A Fórmula Truck é uma categoria do automobilismo brasileiro mais popular da América do Sul, homologada desde 1996 pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Foi idealizada por Aurélio Batista Félix, filho de caminhoneiro, caminhoneiro, presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos da Baixada Santista e presidente fundador ANPPC (Associação Nacional de Proprietários e Pilotos de Caminhão, sem dúvida nenhuma, um dos mais expressivos representantes da categoria em nosso país por sua paixão pela profissão e pelo esporte. Deixou para os brasileiros a herança desse brilhante evento, hoje comandado por sua viúva, Neusa Navarro Félix, que desde 2009 vem alargando fronteiras e ampliando a atuação dos esportistas e do público que acompanha todas as etapas no Brasil e na América do Sul.

O projeto do Truck Kids acompanha o calendário da categoria, suas ações se iniciam na semana do Grande Prêmio, conforme segue:

1ª Etapa – 19 de março – Velopark (RS)
2ª Etapa – 09 de abril – Rivera (Uruguai)
3ª Etapa – 07 de maio – Londrina (PR) –
4ª Etapa – 04 de junho – Cascavel (PR)
5ª Etapa – 09 de julho – Interlagos (SP)
6ª Etapa – 06 de agosto – Goiânia (GO)
7ª Etapa – 03 de setembro – Caruaru (PE)
8ª Etapa – 08 de outubro – Guaporé (RS)
9ª Etapa – 05 de novembro – Argentina
10ª Etapa – 26 de novembro ou 03 de dezembro – Curitiba (PR)

%d blogueiros gostam disto: